Multipalco Eva Sopher anuncia prévia de programação para o segundo semestre
- associados4
- há 3 dias
- 4 min de leitura

Entre as atrações estão eventos tradicionais da capital e mais de 120 espetáculos com diferentes formatos
O Multipalco Eva Sopher, espaço vinculado à Secretaria da Cultura (Sedac), divulgou, nesta terça-feira (12/8), uma prévia da programação para o segundo semestre de 2025. São mais de 120 espetáculos confirmados no complexo cultural, localizado ao lado do Theatro São Pedro. A instituição vive um de seus momentos mais efervescentes após a inauguração do Teatro Simões Lopes Neto no último mês de março.
Até dezembro, o novo teatro, o Teatro Oficina Olga Reverbel e diversos outros espaços da casa, como a Sala da Música, a Praça Multipalco e a fachada do Theatro São Pedro, abrigam espetáculos de diferentes formatos, como óperas, musicais, performances circenses e peças de teatro, contando com produções internacionais, nacionais e locais. Os ingressos para alguns dos espetáculos confirmados já estão à venda no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br e os demais serão disponibilizados em breve.
“É a primeira vez que estamos lançando a programação completa do semestre e queremos adotar esse modelo que é pouco utilizado no Brasil, mas é prática em locais com intensa efervescência cultural. A ideia é disponibilizar a agenda com antecedência para que o público possa se organizar para assistir aos seus artistas e grupos favoritos, além de mostrar e explicar o pensamento curatorial que guiou a seleção dos espetáculos”, adianta a diretora artística da Fundação Teatro São Pedro, Gabriela Munhoz.
Entre os destaques nacionais dos próximos meses estão shows de grandes nomes como Rubel, que apresenta a turnê “Beleza” no Teatro Simões Lopes Neto, nos dias 15 e 16 de outubro. O espaço ainda receberá três grandes musicais que têm circulado pelo Brasil: “Admirável Sertão de Zé Ramalho”, nos dias 18 e 19 de outubro, que retrata quatro décadas de sucesso do artista paraibano; “Torto Arado”, entre os dias 1º e 9 de novembro, que é uma adaptação livre do best-seller homônimo de Itamar Vieira Junior e que foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro; e “Felicidade”, estrelado por Zeca Baleiro, que estará em cartaz nos dias 13 e 14 de novembro.
No campo das artes cênicas, o coletivo teatral mineiro Grupo Galpão, um dos mais tradicionais do país, desembarca na capital gaúcha com dois espetáculos: “Cabaré Coragem” e “(Um) Ensaio sobre a Cegueira”. O grupo sobe ao palco em agosto. O público também poderá conferir novamente a montagem “Tom na Fazenda”, que retorna durante o mês de novembro após sucesso na programação de inauguração do Teatro Simões Lopes Neto, além da “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, com peças idealizadas pelo ator Gilson de Barros e direção de Amir Haddad, no início de setembro.
Da cena internacional, o espetáculo argentino Chamamecero vem à capital no dia 6 de setembro para uma celebração especial do chamamé (ritmo musical e dança tradicional de origem guarani), com exibição de um documentário e uma apresentação que une música e dança.
O complexo cultural ainda sedia importantes eventos culturais da cidade, entre eles o 32º Porto Alegre em Cena (12 a 21 de setembro); o Festival Moinhos Cultural (24 a 27 de setembro), que tem entre seus destaques a peça “Tudo que Eu Queria Te Dizer”, com texto adaptado de livro homônimo da escritora gaúcha Martha Medeiros; e, o 10º Kino Beat com a performance “Fantasma Boca” (3 de outubro).
Durante todo o semestre, a Orquestra Theatro São Pedro seguirá com seus concertos mensais no complexo, e a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul realizará grandes produções, como a obra-prima barroca “Il trionfo del Tempo e del Disinganno”, de Händel; “Em busca de paisagens perdidas”, de Vagner Cunha; e “João e Maria”, de Engelbert Humperdinck.
Outros importantes artistas e coletivos gaúchos trazem seus espetáculos para o espaço durante o mês de agosto, entre eles o Grupo Tholl, o Coletivo Gompa e o Grupo Cerco. Os artistas Valéria Barcellos, Alemão Ronaldo e Ian Ramil se apresentam ao longo de setembro; e Marcelo Corsetti e Índio Behn ocupam os palcos no mês de dezembro.
Programações já conhecidas pelo público também terão espaço na programação. Entre elas, o “Musical Évora”, projeto fixo com patrocínio da Évora Holding S.A., que contempla diferentes estilos musicais, sempre nas quartas-feiras úteis. E a diversidade musical e cênica é celebrada pelo projeto “Mistura Fina”, com apresentações de artistas de diferentes estilos, todas as quintas-feiras. Ambas atrações têm entrada gratuita.
O espaço do foyer do Multipalco recebe cinco exposições nos próximos meses: “Silêncio - Obras fotográficas”, de Itamar Aguiar; “Entre Silêncios – Imagens da Guerra Farroupilha”; “Érico Veríssimo - 120 anos”; “Cultura Afro-Riograndense”; e, “Máscaras & Vestidos de Gala”.
“Diante do fechamento temporário do Theatro São Pedro, para obras de prevenção de incêndio – determinação legal e necessária, em defesa da integridade dos artistas e do público – e de acessibilidade – direito de cidadania a todas as pessoas – tratamos de otimizar os espaços disponibilizados pelo Multipalco Eva Sopher. Em conjunto com o IEACEN – Instituto Estadual de Artes Cênicas, foram apresentados editais patrocinados pela Sedac, que propiciam realização de cursos para profissionais das artes cênicas; intercâmbios com a Escola de Teatro de São Paulo – referência em todo o continente – e abertura de espaços para espetáculos oriundos do interior” destaca Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Teatro São Pedro.
Yorumlar