top of page

O Multipalco Eva Sopher é um projeto idealizado para ser um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço com mais de 25 mil m² , no Centro Histórico de Porto Alegre.

 

O projeto com mais de 18 mil m² de área construída, permite ampliar o atendimento de eventos e demandas culturais e educacionais. No total, serão cinco andares destinados às artes de palco, equipados para oferecer a mais completa infraestrutura a artistas, técnicos e espectadores.

 

Confira nas imagens as salas e teatros que formam o Multipalco, alguns desses espaços já estão sendo utilizados para a realização de oficinas, workshops e aulas de música que promovem a inclusão sociocultural de jovens da região metropolitana de Porto Alegre.

Prancheta 10812.png

MULTIPALCO EVA SOPHER

sobre

PRAÇA
MULTIPALCO

Um total de 2.900 m², a Praça Multipalco, inaugurada em 2009, compõe o sétimo pavimento do complexo cultural e proporciona a ligação entre a Praça da Matriz, o Arquivo Público e a Assembleia Legislativa, além do próprio Theatro São Pedro, configurando um grande espaço de lazer e cultura para toda a população. Neste ambiente estão localizados o Du’Attos Restaurante Multipalco e a Concha Acústica.

multipalco31.jpg

O projeto arquitetônico do Multipalco mantém intacta a estrutura original do Theatro São Pedro, agregando a ele novos espaços. Em 1999, este projeto recebeu Medalha de Ouro na categoria “Teatros para o Terceiro Milênio”, realizado na cidade de Praga, República Tcheca.

 

O Multipalco está sendo construído na região central de Porto Alegre, o que facilita o acesso das pessoas por integrar o Centro Histórico de nossa Capital e estar próximo a pontos marcantes da cidade, como o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, a Praça da Matriz, o Arquivo Público, a Biblioteca Pública e o próprio Theatro São Pedro – todos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. Alguns espaços desse complexo cultural já estão prontos e em pleno funcionamento. São eles: praça Multipalco; concha acústica; restaurante; área administrativa; sala de atendimento aos associados da Associação Amigos do Theatro São Pedro (AATSP); salas de reunião; sala da música; centro de formação cultural e estacionamento.

 

O projeto vai gerar uma maior valorização do espaço público em que se insere, com reflexos importantes no turismo de nosso Estado e a revitalização de um espaço nobre da nossa Capital que, até o início da construção, encontrava-se em processo de degradação urbana. O Multipalco Theatro São Pedro terá uma excelente estrutura para artistas, espectadores, produtores e demais pessoas ligadas às artes de palco, sejam elas relacionadas ao teatro, à música ou à dança.

ANDAMENTO DA OBRA

2003

2008 - 2009

2014 - 2018

Criação do projeto Multipalco e início das obras. Ao todo, dez terrenos ao lado do Theatro São Pedro darão forma a um complexo cultural que abrigará as diferentes artes de palco.

Captura de Tela 2021-11-18 às 15.24.53.png

2008: ano em que o Theatro São Pedro completou 150 anos e apresentou uma programação especial, incluindo a inauguração do Memorial Theatro São Pedro, no subsolo do prédio histórico.

2009: inauguração da área externa do Multipalco, com praça, restaurante e concha acústica. Ao logo dos últimos anos o espaço já conta com as salas administrativas, estacionamento e muito mais está por vir.

Salas-de-Ensaio_32-300x200.jpg

2014: em 1° de outubro, Dia Internacional da Música, foi inaugurada a Sala da Música.

2018: após 43 anos no comando do Theatro São Pedro, Eva Sopher morre aos 95 anos. Quem assume a presidência da Fundação Theatro São Pedro é Antonio Hohlfeldt. Essas histórias entrelaçadas fazem com que a equipe permaneça forte, unida e seguindo sempre a missão e os valores ensinados por Dona Eva, que permanece viva na paixão pelo Theatro São Pedro por cada colaborador.

Foyer_14_agosto_2017_Nathalia Sasso (18).JPG
obra

CONFIRA ABAIXO A LISTA DOS ESPAÇOS EM  CONSTRUÇÃO:

SALAS
​MÚLTIPLAS

Conjunto de salas próprias para a realização de workshops, oficinas e seminários, sendo três moduláveis, em um total de 260 m². Esses espaços abrigarão também cursos, convenções, palestras e outras atividades culturais. Com pé direito duplo e alças no teto, a sala central poderá ser utilizada para trabalhos práticos de acrobacias aéreas, com uso de corda e tecido.

Sala da Música Multipalco_fotos_Thaís Brito (20).JPG
bottom of page