top of page
Prancheta 10812.png

TEATRO OFICINA OLGA REVERBEL

No dia 27 de marçode 2023, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, foi inaugurado o Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher. Com finalização das obras a partir dos recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Projeto Avançar na Cultura, o complexo cultural é um projeto arquitetônico de Júlio Collares e Dalton Bernardes. O espetáculo que inaugurou o Teatro Oficina será a estreia da peça O Homem e a Mancha, com texto de Caio Fernando Abreu, direção de Aimar Labaki e interpretação de Marcos Breda. 

O Teatro Oficina tem capacidade para 120 espectadores e existem três diferentes tipos de composições para a plateia, ou seja, a disposição entre atores e plateia pode mudar de acordo com cada produção artística. Na noite de inauguração será revelado o nome oficial do teatro, após votação pública aberta no início de fevereiro no site e redes sociais do Theatro São Pedro. Os nomes cotados para dar nome ao novo espaço são: Carmen Silva, Irene Brietzke, Ivo Bender, Mauro Soares e Olga Reverbel.

O Multipalco Eva Sopher pertence à Fundação Theatro São Pedro, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e junto com o prédio histórico forma um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 25 mil m² no coração da capital gaúcha.

sobre

TEATRO
OFICINA
OLGA REVERBEL

O Teatro Oficina tem capacidade para 120 espectadores; sua planta comporta três diferentes tipos de composições das arquibancadas para a plateia, ou seja, a disposição entre atores e plateia pode mudar de acordo com cada produção artística.

SOBRE OLGA REVERBEL

Olga Reverbel nasceu em São Borja, em 1917, e foi uma importante teórica, autora e professora brasileira que dedicou sua vida ao estudo e às práticas da relação entre o Teatro e a Educação. É considerada pioneira neste campo, tendo publicado extensa bibliografia a respeito.

Tornou-se professora aos 17 anos, após concluir o magistério. Três anos depois, passou a lecionar a disciplina "teatro e educação" para docentes. Estudou dramaturgia e literatura na Universidade Paris-Sorbonne, sendo convidada a lecionar nos cursos de Graduação e Pós-graduação.

Retornando ao Brasil, voltou a trabalhar com formação de professores para a escola primária, pesquisa que resultou na criação do Teatro Infantil Permanente do Instituto de Educação - Tipie e no Clube de Teatro. Posteriormente, tornou-se professora na UFRGS.

Olga faleceu em 2008, deixou um legado com diversas obras e, agora, estará eternizada com seu nome no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher.

bottom of page