TEATRO OFICINA OLGA REVERBEL
No dia 27 de marçode 2023, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, foi inaugurado o Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher. Com finalização das obras a partir dos recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Projeto Avançar na Cultura, o complexo cultural é um projeto arquitetônico de Júlio Collares e Dalton Bernardes. O espetáculo que inaugurou o Teatro Oficina será a estreia da peça O Homem e a Mancha, com texto de Caio Fernando Abreu, direção de Aimar Labaki e interpretação de Marcos Breda.
O Teatro Oficina tem capacidade para 120 espectadores e existem três diferentes tipos de composições para a plateia, ou seja, a disposição entre atores e plateia pode mudar de acordo com cada produção artística. Na noite de inauguração será revelado o nome oficial do teatro, após votação pública aberta no início de fevereiro no site e redes sociais do Theatro São Pedro. Os nomes cotados para dar nome ao novo espaço são: Carmen Silva, Irene Brietzke, Ivo Bender, Mauro Soares e Olga Reverbel.
O Multipalco Eva Sopher pertence à Fundação Theatro São Pedro, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e junto com o prédio histórico forma um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando um espaço de mais de 25 mil m² no coração da capital gaúcha.
SOBRE OLGA REVERBEL
Olga Reverbel nasceu em São Borja, em 1917, e foi uma importante teórica, autora e professora brasileira que dedicou sua vida ao estudo e às práticas da relação entre o Teatro e a Educação. É considerada pioneira neste campo, tendo publicado extensa bibliografia a respeito.
Tornou-se professora aos 17 anos, após concluir o magistério. Três anos depois, passou a lecionar a disciplina "teatro e educação" para docentes. Estudou dramaturgia e literatura na Universidade Paris-Sorbonne, sendo convidada a lecionar nos cursos de Graduação e Pós-graduação.
Retornando ao Brasil, voltou a trabalhar com formação de professores para a escola primária, pesquisa que resultou na criação do Teatro Infantil Permanente do Instituto de Educação - Tipie e no Clube de Teatro. Posteriormente, tornou-se professora na UFRGS.
Olga faleceu em 2008, deixou um legado com diversas obras e, agora, estará eternizada com seu nome no Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher.