top of page
Buscar

Teatro Simões Lopes Neto é inaugurado com encenação da ópera Turandot

  • associados4
  • 28 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de mar.

Porto Alegre conta com um novo teatro, dentro do Multipalco Eva Sopher


Foto: Vitória Proença


Na noite desta quinta (27/3), o Teatro Simões Lopes Neto foi inaugurado com apresentação especial da ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Antes da apresentação exclusiva para convidados, houve o descerramento de uma placa alusiva à inauguração.


A cerimônia foi prestigiada por Ruth Pereyron e Renata Rubim, filhas da idealizadora do Complexo Eva Sopher e diversas autoridades, entre as quais o governador Eduardo Leite, a secretária da cultura Bia Araújo, o presidente da Fundação Theatro São Pedro Antonio Hohlfeldt e a diretoria da Associação Amigos do Theatro São Pedro, representada por seu presidente José Roberto Goldim, vice-presidente Ieda Bonness e diretoras Alice Urbim e Antonela Solé, conselheiros e fundadores.




Foto: Vitória Proença



Foto: Vitória Proença


O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antonio Hohlfeldt, destacou o envolvimento de todos os que, ao longo de 22 anos, trabalharam e atuaram para que o sonho do Complexo Multipalco pudesse se tornar realidade. 


A secretária Bia Araújo lembrou que “a estreia não é apenas sobre um espetáculo. É sobre um compromisso da Secretaria de Estado da Cultura em não medir esforços para que a arte tenha voz”.


Para o governador Eduardo Leite, “A cultura tem papel essencial  na construção de um estado mais dinâmico e conectado com seu potencial. A inauguração do Teatro Simões Lopes Neto é a somatória de esforços de governos anteriores, empresas parceiras, leis de incentivo, participação da comunidade e deste governo e reafirma o compromisso em fortalecer a cultura como um eixo estratégico de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul”.


A seguir, foi apresentada a primeira récita da ópera Turandot, que envolveu mais de 200 profissionais e 60 músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre regidos pelo maestro argentino Carlos Vieu. Conforme Flávio Leite, presidente da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul e diretor cênico de Turandot, “dirigir uma nova produção de Turandot especialmente criada para este momento e com esses parceiros é uma alegria, responsabilidade e honra gigantescas”.



Foto: Antonio Mainieri


Segundo o presidente da Associação Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto Goldim, “Tivemos uma noite maravilhosa. A inauguração de um novo teatro é sempre uma afirmação da importância da cultura para a sociedade. O novo teatro abre a possibilidade de um futuro melhor para todos, ao viabilizar um novo e importante espaço para a programação cultural. É fundamental reconhecer a sensibilidade do governador Eduardo Leite e da secretária Bia Araújo que viabilizaram os recursos para tornar este sonho em realidade. É igualmente importante reconhecer a liderança do Antonio Hohlfeldt, como presidente da Fundação, na coordenação de toda a sua equipe, que atuou magistralmente ao longo de tantos anos, e especialmente nesta fase de finalização. Toda a sociedade gaúcha se empenhou neste projeto. A Associação Amigos do Theatro São Pedro fica muito honrada de ter sido parte da concretização do sonho da D. Eva, que é um presente à toda a comunidade gaúcha e brasileira”.


 
 
 

コメント


bottom of page